Bento XVI abordará temas como a construção da União Europeia, a importância histórica do cristianismo e a democracia no velho continente
Bento XVI abordará temas como a construção da União Europeia, a importância histórica do cristianismo e a democracia no velho continenteO Papa inicia este sábado, 26 de Setembro, a sua segunda viagem ao leste europeu. a visita apostólica à República Checa coincide com a festa do santo padroeiro nacional, celebrada em 28 de Setembro em Stara Boleslav. Será no local do martírio de São Venceslau que o Pontífice presidirá à Eucaristia, que conta, habitualmente, com a presença do presidente Vaclav Klaus.
Na visita ao país, sob o lema O amor de Cristo é nossa força, o bispo de Roma vai encontrar um terço da população de católicos. a República Checa é considerada um dos países mais secularizados da Europa e líder em número de ateus e agnósticos.
Nós como Igreja somos minoria. Estamos à margem da sociedade. Há tantos problemas a resolver, 20 anos depois da queda do comunismo. Temos ampla liberdade, mas no âmbito económico dependemos do Estado, uma vez que o Estado tem nas suas mãos toda a propriedade da Igreja, afirma o arcebispo de Praga. O cardeal Miloslav Vlk já manifestou a expectativa dos católicos à visita do Santo Padre, salientando que se preparam com momentos de oração nas paróquias.
a República Checa tem uma população de 10. 380 milhões de habitantes, dos quais 3. 290 milhões são católicos (31. 7 por cento da população). No país existem 2. 576 paróquias e 70 centros pastorais. actualmente, tem 20 bispos, 1. 956 sacerdotes, 1. 725 religiosos, 160 leigos membros de institutos seculares e 1. 109 catequistas. Os seminaristas menores são sete e os maiores 184.
as instituições caritativas e sociais de propriedade da Igreja, ou que são dirigidas por padres ou religiosos são: 50 hospitais, 98 clínicas, 134 lares para idosos e deficientes, 59 orfanatos e creches, 58 clínicas familiares e outras instituições para a protecção da vida, 170 centros de educação especial ou reabilitação social e 28 instituições de outro tipo. 15. 977 estudantes frequentam os 79 centros de educação católica, desde a creche até à universidade, referem os dados da Central de estatísticas da Igreja.