«O tema da solidariedade reveste-se de um significado particular no contexto do nosso mundo crescentemente globalizado»
«O tema da solidariedade reveste-se de um significado particular no contexto do nosso mundo crescentemente globalizado»O acolhimento aos imigrantes, a oferta de trabalho em condições dignas para os desempregados, nomeadamente os desempregados jovens, e a abertura das nossas sociedades a todos, são alguns dos desafios lançados durante a Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz (Justiça e Paz Europa) da Igreja Católica, em Sevilha.
É preciso lutar contra a exclusão social e contra os muros que colocam os que passam necessidades tão longe quanto possível de nós, pode ler-se no comunicado final. Durante os trabalhos, os participantes tiveram oportunidade de ver no terreno como trabalham as várias organizações não governamentais. E perceberam que os problemas são muitos e complexos e requerem soluções a curto prazo, para os que experimentam actualmente a pobreza, o desemprego e a exclusão, e a longo prazo, com vista à superação das causas estruturais.
O comunicado final refere que as Comissões Europeias Justiça e Paz não se podem distanciar dos problemas políticos, sociais e económicos dos países africanos e asiáticos. através desta experiência fomos também capazes de alargar a nossa compreensão sobre a verdadeira e efectiva solidariedade, incluindo as suas dimensões ética e espiritual, e a necessidade de um compromisso pessoal por parte dos que estão envolvidos no processo, esclarecem os participantes.