é considerada uma das mais belas vozes de África. Denunciava o regime do apartheid através das suas canções, mesmo após o exílio
é considerada uma das mais belas vozes de África. Denunciava o regime do apartheid através das suas canções, mesmo após o exílioVários artistas africanos vão dar três concertos em Paris, em homenagem a um grande nome do mundo da música africana, Miriam Makeba.começam hoje à noite, 25 de Setembro. a cantora, conhecida por Mamá África, faleceu o ano passado, durante um concerto em Itália. É reconhecida pelas suas canções, em que denunciava o apartheid, regime racista sul-africano.
Miriam Makeba nasceu na África do Sul, em 1932, mas foi privada da sua nacionalidade pelo regime. Foi remetida ao amílcar, em 1950, e viu todas as suas canções censuradas no país onde nasceu. Contudo, manteve a sua luta e continuou a manifestar-se contra o regime do apartheid, em todo o mundo. Só regressouà África do Sul, após a libertação de Nélson Mandela, que se tornou o primeiro presidente sul-africano negro.
O evento dedicado às mulheres, intitulado Elas, insere-se no Festival da Ilha-de-França, que decorre todos os anos, emSetembro e Outubro. acolhe entre 20 a 25 mil espectadores em cada edição. Decorrem cerca de 30 concertos de todo o género em várias localidades da capital francesa. Cada concerto alia a descoberta musical à descoberta de património regional, dando a conhecer ao público, castelos, igrejas, teatros, entre outros.