Projecto inédito à escala mundial, apresentado na quinta conferência anual Clinton Global Initiative, testa solução energética integrada e sustentável para campo de refugiados de Kakuma
Projecto inédito à escala mundial, apresentado na quinta conferência anual Clinton Global Initiative, testa solução energética integrada e sustentável para campo de refugiados de KakumaO projecto-piloto é do grupo português EDP, em parceria com o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – UNHCR (aCNUR). Trata-se de um investimento de 1. 3 milhões de euros e deverá ficar concluído até Outubro de 2010.
O objectivo é encontrar soluções de energia renovável, para este e outros campos de refugiados, bem como comunidades remotas carenciadas. No campo de Kakuma serão instalados painéis solares fotovoltaicos, lâmpadas eficientes, bombas de água, fornos solares e purificadores de água, criando melhores condições para o funcionamento de escolas, hospitais e outras instalações do aCNUR.
O projecto-piloto visa ainda fomentar o empreendedorismo social ligado à energia e ambiente, contribuindo para criar e desenvolver competências, aumentando a integração social dos refugiados e reduzindo a pobreza extrema. a manutenção de equipamentos, por exemplo, será feita pelos próprios beneficiários. Um projecto de reflorestação com espécies locais e plantação de produtos hortícolas e frutícolas fazem, também, parte desta iniciativa integrada nos Objectivos do Milénio.