Quantos, no mundo, tiram tempo para visitar os doentes nos hospitais, os presos nas cadeias, os idosos em lares, os vizinhos com problemas à espera de uma palavra!
Quantos, no mundo, tiram tempo para visitar os doentes nos hospitais, os presos nas cadeias, os idosos em lares, os vizinhos com problemas à espera de uma palavra!Na oração de início da celebração da Eucaristia, os cristãos rezam: Senhor Deus, que sempre destes ao vosso povo a voz dos profetas: infundi o vosso Espírito no vosso povo, para que fiquemos todos cheios dos vossos dons, e a todos os povos da terra sejam anunciadas as maravilhas do vosso Nome.
Conta a primeira leitura que os judeus saíram do Egipto e encaminharam-se para a terra prometida, numa viagem longa e cheia de dificuldades de vários géneros. Muitas vezes se revoltaram contra Moisés e contra Deus, desejando voltar para as cebolas e as panelas de carne do Egipto. Desta vez, os protestos foram tão grandes que Moisés pediu a Deus que lhe mandasse a morte, pois já não aguentava mais a situação em que vivia. Deus resolve o problema de outra maneira: manda Moisés escolher setenta anciãos que governem com ele o povo como seus subalternos, para aliviarem o seu trabalho. Para grande surpresa de todos, estes anciãos começam a profetizar em nome do Deus altíssimo. até há quem se escandalize com tal profusão do Espírito de Deus. a Josué, um dos escandalizados, Moisés responde: Quem dera que todo o povo de Deus profetizasse, que o Senhor enviasse o seu Espírito sobre todos… , lê-se no livro dos Números, no capítulo 11.
No evangelho temos um episódio semelhante. as apóstolos vão ter com Jesus, lamentando-se que um tal, que não pertencia oficialmente ao grupo dos de Cristo, andava a expulsar demónios em nome de Jesus. O Mestre acalma-os, dizendo que quem não é contra nós, é por nós, lê-se no evangelho de Marcos, no capítulo 9. Quer dizer, Jesus não só faz tudo bem, mas alegra-se com o bem que outros fazem’. Não quer isto dizer que cada um ande por aí a ensinar a sua doutrina pessoal. Mas estas palavras de Moisés e de Jesus devem levar-nos a pensar, com alegria, nos muitos profetas que existem nas nossas assembleias, paróquias e comunidades. Quantas pessoas a ensinar a doutrina de Jesus a crianças e a adultos! Quantos tiram tempo para visitar os doentes nos hospitais, os presos nas cadeias, os que vivem em lares para idosos, os vizinhos que têm problemas e precisam duma palavra e/ou duma oração caridosa e carinhosa!
No meu contacto com milhares de portugueses e estrangeiros em Fátima, é consolador ver gente com tão grande boa vontade de partilhar o Senhor com os outros. Sim, todos vemos o egoísmo que alastra pelo mundo e a oposição a tudo o que é cristão – às vezes mesmo em pessoas que se consideram cristãs. Mas, por vezes, é fácil ficarmo-nos pelos aspectos negativos e não reconhecermos o imenso bem que o Espírito do Senhor faz pelo mundo por meio dos seus amigos e adoradores. O Espírito é a Verdade de Cristo e do Pai, e o Espírito diz-nos pela boca do apóstolo-profeta S. Pedro: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável, proclama São Pedro na sua primeira carta.
Raça eleita, isto é, assembleia de pessoas seleccionadas e preparadas por Cristo para Deus. Sacerdócio régio: diz-nos o Espírito por meio de São Paulo: Oferecei os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, na Carta aos Romanos. Nação santa: não como membros duma mesma nacionalidade política, mas como assembleia de pessoas consagradas ao Senhor na santidade. Deus diz: Sede santos porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo!, lê-se no livro do Levítico. Povo de propriedade exclusiva de Deus: Família de Deus na terra, gente escolhida por Deus para ser na terra um povo consagrado ao Senhor Deus (ver o livro do Deuteronómio, no capítulo 7. Todos os que se revestiram de Cristo, são propriedade exclusiva de Deus. É por isso que os membros deste povo, desta família de Deus na terra, são chamados à glória e ao dever de proclamar, pela palavra e pelas obras, as maravilhas que o Senhor Deus operou e opera sempre em toda a terra. a Cristo o nosso agradecimento por nos ter associado ao seu trabalho da salvação do mundo, fazendo de todos nós seus profetas e seus missionários.