O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa irá participar na II assembleia especial para África do Sínodo dos bispos
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa irá participar na II assembleia especial para África do Sínodo dos bisposJorge Ortiga é dos 36 membros nomeados por Bento XVI. O Sínodo realiza-se de 4 a 25 de Outubro, em Roma, sob o tema a Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz.
Esta escolha honra o arcebispo primaz de Braga e, é um estímulo à Igreja portuguesa, salienta o prelado. É uma responsabilidade para a Igreja portuguesa e o reconhecimento do trabalho feito no passado no continente africano, afiança o presidente da CEP.
Jaime GonçAlves, arcebispo da Beira, em Moçambique, e o padre Zeferino Zeca Martins, provincial dos Verbitas (Verbo Divino) em angola também vão participar nos trabalhos. Entre os peritos está a moçambicana Filomena Elias, do Conselho Pastoral e da Liturgia da Catedral de Maputo, bem como dois angolanos, o padre Belmiro Chissengueti, secretário da Comissão Episcopal Justiça e Paz, e frei José Sebastião Manuel, director e co-fundador do Centro Cultural Mosaiko, de Luanda. Junta-se a este grupo que fala português, o secretário-geral da Comissão Episcopal Justiça e Paz de Moçambique, Ermelindo Monteiro, que será um dos ouvintes (auditor) dos trabalhos.
O documento de trabalho deste Sínodo foi entregue aos bispos africanos, de modo simbólico, nos Camarões, em Março. Os trabalhos da assembleia irão dar continuidade à Ecclesia in africa, de grande importância para a vida do vosso continente, naturalmente, mas também para a vida da Igreja universal, disse então Bento XVI. O primeiro Sínodo ocorreu em 1994, no pontificado de João Paulo II.