O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos líderes mundiais para responderem unidos aos desafios das alterações climáticas, do nuclear e da pobreza
O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos líderes mundiais para responderem unidos aos desafios das alterações climáticas, do nuclear e da pobrezaNa abertura da 64a sessão da assembleia geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon declarou que se há um bom momento para agir num espírito multilateral renovado, é agora . aos 192 Estados membros da ONU, Ki-moon pediu unidade no objectivo e unidade na acção , adianta a Lusa.
O secretário-geral da ONU quer que os esforços conjugados dos países se centrem em três desafios actuais: o aquecimento global, a proliferação nuclear e a pobreza. Por isso pediu ainda aos líderes e diplomatas presentes que superem as diferenças, para alcançar um acordo para enfrentar a ameaça de uma catastrófica mudança climática.
Nesta reunião, Barack Obama discursa pela primeira vez na assembleia geral da ONU, para pedir ajuda aos seus homólogos para enfrentar os desafios mundiais. No final do dia, os ministros dos Negócios Estrangeiros dos seis países encarregues do dossiê nuclear iraniano (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e alemanha) reúne-se para preparar o recomeço das negociações com o Irão, a 1 de Outubro, em Genebra.