O número é referido por um centro de acompanhamento psicológico especializado nas áreas da adolescência e juventude de Pusan, segunda maior cidade coreana
O número é referido por um centro de acompanhamento psicológico especializado nas áreas da adolescência e juventude de Pusan, segunda maior cidade coreanaKim Se-jin, funcionário do centro, afirma que é urgente a criação de uma rede social de apoio a adolescentes que abandonaram a escola ou saíram de casa. Necessitam de uma ajuda especialparase integrarem na sociedade, tornando-se membros responsáveis. O número de alunos que abandonam a escola está a aumentar, porque estão convencidos que a escola não os ajuda a alcançar os objectivos fundamentais da vida.
Segundo o mesmo funcionário, esta rede social é necessária porque muitos alunos não desistem completamente dos estudos. Estes adolescentes precisam de ser ajudados a regressar à escola, com a criação de grupos cívicos em cada uma das cidades da nação.
Segundo um inquérito recente, 25 por cento dos adolescentes que estão em crise são viciados na internet, 23 por cento saíram de casa, 21 por cento deixaram de estudar e 12 por cento já sentiram impulsos suicidas. Um outro inquérito, elaborado pelo centro de Pusan em 2008, a cerca de 2. 303 adolescentes que deixaram de estudar, menciona duas causas deste fenómeno: a dificuldade de adaptação à vida escolar (54 por cento) e problemas económicos na família (18 por cento).
Os dados são muito alarmantes para uma sociedade que enfrenta outros tipos de problemas sociais bastante graves. Entre outros contam-se o rápido envelhecimento da população, uma taxa de natalidade entre as mais baixas no mundo, o aumento das doenças do foro psicológico, principalmente do stress mental, e do suicídio.