Campo improvisado de refugiados no porto de Calais começou a ser desocupado. aCNUR pede “que a operação se realize de forma correcta e humana”
Campo improvisado de refugiados no porto de Calais começou a ser desocupado. aCNUR pede “que a operação se realize de forma correcta e humana”as autoridades francesas devem ter em atenção as necessidades de protecção dos indivíduos que têm vivido num degradado campo de refugiados no norte da cidade de Calais, que o Governo começou a desmantelar esta terça-feira. as pessoas que vivem no campo, conhecido como a selva, são principalmente os afegãos à espera de obter asilo ou viajarem para o Reino Unido.
Tanto quanto sabemos, apenas alguns ainda estavam lá [ontem de manhã], tendo a maioria mudado-se para outros locais, relatou o porta-voz do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), andrej Mahecic.
Confiamos que a operação se realize de forma correcta e humana, apelou Mahecic, observando que o aCNUR reconhece a necessidade de combater o contrabando e o tráfico de pessoas, bem como o direito de o Governo francês manter a ordem pública.