a crise está a levar os europeus a deixarem o carro em casa. Mas os portugueses continuam apegados ao automóvel
a crise está a levar os europeus a deixarem o carro em casa. Mas os portugueses continuam apegados ao automóvelQuatro em cada dez europeus considera abdicar de um dos seus automóveis particulares – o dobro do número verificado em 2008. Esta é uma das conclusões de estudo da Ipsos para o Observatório para a mobilidade e transportes da Europcar.
a actual crise levou a que 90 por cento dos inquiridos tenha mudado os hábitos de condução, por motivos económicos. 6 em cada 10 dos inquiridos usam cada vez menos o seu automóvel particular, especialmente para distâncias curtas.
40 por cento dos europeus está a considerar abdicar do seu automóvel particular. Eles são sobretudo, italianos, espanhóis e franceses. as razões financeiras (83 por cento) e as questões ambientais (48 por cento) são as mais apontadas.
Os portugueses estão mais preocupados com as questões ambientais do que a maioria dos europeus, com 67 por cento. São também aqueles que demonstram maior interesse em adquirir ou alugar automóveis ecológicos.