Cuba e Brasil marcaram a sua preocupação com a manutenção da paz, com dois importantes eventos, realizados no passado dia 20 de Setembro
Cuba e Brasil marcaram a sua preocupação com a manutenção da paz, com dois importantes eventos, realizados no passado dia 20 de SetembroUm dia antes da comemoração do Dia Internacional para a Paz, a 21 de Setembro, países da américa Latina organizaram eventos para a promoção do entendimento e união da sua população. a 20 de Setembro, enquanto que, em Cuba, decorria um concerto pela paz; no Brasil, pessoas de todas as religiões marcharam pela defesa da liberdade religiosa.
O concerto Paz Sem Fronteirasfoi organizado e financiado pelo artista colombiano, conhecido por Juanes. Reuniu centenas de milhares na simbólica Praça da Revolução, em Havana [capital], onde importantes figuras políticas já discursaram. O espectáculo quis fomentar a reconciliação entre comunistas e opositores ao governo. É tido como o maior do género em Cuba, sujeito de polémica internacional. a iniciativa mereceu os elogios do presidente norte-americano, mas foialvo de fortes críticas de anti-comunistas estabelecidos nos Estados Unidos. Contou com a participação de mais 13 cantores.
a segunda caminhada pela liberdade religiosa realizou-se na praia de Copacabana, na ex-capital brasileira, Rio de Janeiro. Reuniu católicos, muçulmanos, judeus, evangélicos, umbandistas, entre outros, num evento contra a intolerância religiosa. a única maneira de nos entendermos é o diálogo – defendeu a presidente da Congregação Espírita Umbandista do Brasil. Os participantes mostraram, através da marcha, a sua preocupação com a manutenção da paz entre as várias comunidades religiosas do Brasil.