Bento XVI fará uma visita apostólica à República Checa, de 26 a 28 de Setembro. Será uma viagem para «oferecer razões para a fé e para a esperança»
Bento XVI fará uma visita apostólica à República Checa, de 26 a 28 de Setembro. Será uma viagem para «oferecer razões para a fé e para a esperança»Durante a oração mariana do ângelus de domingo, em Castel Gandolfo, o Pontífice assegurou que pretende seguir os passos de João Paulo II, aquando da visita daquele Papa ao país, em três ocasiões. Bento XVI agradeceu ainda as orações dos fiéis nesta viagem.
a República Checa encontra-se, geográfica e historicamente, no coração da Europa e, após os dramas do século passado, tem necessidade, assim como todo o continente, de voltar a encontrar as razões da fé e da esperança, afirmou o Papa. Durante a estadia naquele país, o bispo de Roma irá prestar homenagem às heróicas testemunhas do Evangelho, antigas e recentes, e alentar todos a crescerem na caridade e na verdade. Os católicos checos são 3. 290 mil, numa população de 10. 380 mil habitantes.
No dia 26 de Setembro o Papa chega ao aeroporto internacional Stará Ruzyne, de Praga. Segue-se uma visita à igreja de Santa Maria da Vitória onde se encontra a estátua do Menino Jesus de Praga. Posteriormente o Papa reúne-se com as autoridades políticas e civis e preside à celebração das vésperas na Catedral dos Santos Victor, Venceslau e adalberto.
No dia seguinte, 27 de Setembro, está prevista a celebração da Eucaristia no aeroporto Turany de Brno. Bento XVI recita ainda o angelus e terá um encontro ecuménico no arcebispado de Praga e um encontro com o mundo académico no salão de Vladislav do Castelo, na capital checa.
No último dia da viagem, 28 de Setembro, memória litúrgica de São Venceslau, padroeiro da nação Checa, está prevista, a celebração da Eucaristia. a viagem de Bento XVI termina com a cerimónia de despedida no aeroporto de Praga.