a Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém promove um conjunto de iniciativas para assinalar a data
a Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém promove um conjunto de iniciativas para assinalar a data a participação na Eucaristia, que será celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Ortiga e um lanche convívio animarão a tarde. a doença de alzheimer afecta 90 mil portugueses, um número que deverá duplicar nos próximos 30 anos. O alerta é da associação portuguesa de familiares e amigos de doentes de alzheimer.
a associação defende a criação de um plano nacional para a doença. antónio Oliveira Costa aponta a necessidade de preparação para esta doença que se estima que, até 2040, sejam 180 mil, salienta o director-executivo da associação. O lema deste ano é a necessidade de um diagnóstico precoce.
200 cuidadores já aderiram ao Rumo seguro, um programa que permite localizar os doentes de alzheimer que se perdem e levá-los para junto da família. Habitualmente as pessoas são encontradas em menos de uma hora. Uma das complicações da doença é a desorientação espacial, que os leva a perderem-se.