Estados Unidos e Brasil, entre outros, garantiram apoio aos países pobres na prevenção da nova gripe. Irão oferecer vacinas a populações que dificilmente teriam acesso a ela
Estados Unidos e Brasil, entre outros, garantiram apoio aos países pobres na prevenção da nova gripe. Irão oferecer vacinas a populações que dificilmente teriam acesso a ela a Organização Mundial da Saúde felicitou potências internacionais pela decisão de apoiar nações em desenvolvimento, na prevenção do vírus H1N1. Estados Unidos da américa, Brasil, Reino Unido, França, Itália e austrália prometeram doar vacinas aos países mais pobres. a iniciativa ganha uma importância redobrada, por tratar-se de uma doença de rápida e fácil propagação.
Para a OMS, o aumento do número de vacinasdisponíveisem determinadas regiõesserá decisivo no combate à gripe pandémica. Desta forma, mais pessoas terão acesso à vacina contra o H1N1, o que diminui a desigualdade social, verificada actualmente no acesso aos medicamentos e outros tratamentos. a vacina está em fase de produção, não havendo data marcada para a sua entrada no mercado. Os dados mais recentes (13 de Setembro) da OMS apontam para 296 mil casos de gripe por todo o mundo e 3486 vítimas mortais.
a OMS classifica a vacina como uma das formas de prevenção mais eficazes contra todo o tipo de gripe. Outras medidas importantes incluem a toma de medicamentos antivirais, manter a distância social, recomendada no relacionamento com outras pessoas, e ter uma higiene adequada. O H1N1 resulta de um novo tipo de vírus. Transmite-se com a mesma facilidade de uma simples gripe sazonal. Os sintomas são também do mesmo género: febre, tosse, dor de cabeça, dores muscularese diarreia.