Preparação cultural, humanista e teológica, e a sua experiência como sacerdote deixam prever quão precioso será o seu contributo na arquidiocese de Braga
Preparação cultural, humanista e teológica, e a sua experiência como sacerdote deixam prever quão precioso será o seu contributo na arquidiocese de BragaNeste Domingo, 20 de Setembro, decorreu na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, a ordenação episcopal do novo bispo auxiliar de Braga, Manuel Linda. Foi ordenante Joaquim GonçAlves, bispo de Vila Real e bispos coordenantes Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, e Rino Passigato, núncio apostólico em Portugal.
Estiveram presentes 20 bispos provenientes das várias dioceses de Portugal, algumas centenas de sacerdotes das dioceses de Vila Real, Braga e Lamego e uma multidão de fiéis muito atentos e interessados no acompanhamento das várias partes da celebração.
Na sua longa e rica homilia, o bispo de Vila Real referiu-se ao papel do bispo na Igreja como um apelo constante à nossa fé, à coragem e à alegria de acordo com as palavras de Jesus que o grupo coral cantou na celebração: Já não vos chamo servos mas amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
Joaquim GonçAlves continuou: O bispo não é certamente o senhor da Igreja, mas um indispensável servo de Jesus e da comunidade eclesial; é chamado, a viver esse serviço como alguém que entrou nos segredos de tudo o que Jesus ouviu de seu Pai. Fez votos para que o ministério episcopal do novo bispo auxiliar de Braga, seja diariamente vivido como uma grande e respeitosa amizade com o Senhor, como alegria da nossa vocação e o desafio que nos confunde. Lembra-te disto, quando assinares o teu nome precedido da cruz do Senhor.
O mote episcopal escolhido por Manuel Linda, Sede alegres na esperança é um convite a olhar para o futuro com esperança e alegria numa sociedade tantas vezes desesperada, pessimista e triste. Jorge Ortiga e toda a arquidiocese de Braga têm razões para esperar muito deste jovem bispo que a Igreja lhes concedeu. a sua preparação cultural, humanista e teológica, e a sua experiência como sacerdote no presbitério de Vila Real, como reitor do Seminário e coordenador da pastoral diocesana, deixam prever quão precioso vai ser o seu contributo para o ministério episcopal na arquidiocese de Braga.