Já terminaram as Jornadas missionárias 2009. as conclusões apontam caminhos de formação para os leigos
Já terminaram as Jornadas missionárias 2009. as conclusões apontam caminhos de formação para os leigosOs participantes pedem às dioceses, paróquias e movimentos para que intensifiquem a vivência do Outubro missionário. Sugerem ainda que mais pessoas participem no Curso de missiologia organizado pelos Institutos missionários ad gentes para a formação de evangelizadores e promovam semanas missionárias para o crescimento da consciência de todo o povo de Deus.
Em seis pontos, as conclusões exortam as famílias, paróquias e dioceses a apoiar as vocações missionárias de leigos, padres, religiosos. Missão é dar-se: partir, permanecer e pertencer. Mesmo onde faltam ministros, a missão ad gentes deve ser a prioridade dos planos pastorais, pode ler-se, citando a mensagem de Bento XVI para o Dia mundial das missões 2009.
Os participantes das Jornadas missionárias consideram que a Missão 2010 e o congresso missionário da diocese do Porto são exemplos a seguir para um maior compromisso evangelizador. É ainda destacado o envio de jovens leigos e o seu compromisso com um mundo de fraternidade e paz . Em 2010, as Jornadas decorrerão de 17 a 19 de Setembro.