Os participantes das Jornadas missionárias apoiam a criação de uma «instância que acompanha tudo o que diz respeito à realidade da missão»
Os participantes das Jornadas missionárias apoiam a criação de uma «instância que acompanha tudo o que diz respeito à realidade da missão»Esta foi uma das conclusões que saiu da edição deste ano das Jornadas missionárias, realizadas sob o tema São Paulo e a paixão pela missão. Esta proposta será agora apresentada à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
O ‘Observatório da missão’ é uma instância autónoma, ligada à CEP através da Comissão episcopal das missões. É um organismo que tem ligação com as Obras Missionárias Pontifícias, Institutos missionários ad gentes (IMaG) e Confederação de institutos religiosos de Portugal (CIRP).
O ‘Observatório’ pretende ser uma instância eclesial representativa do mundo missionário perante a opinião pública, que promova o diálogo com a sociedade sobre a missão e actividade dos missionários portugueses, tanto em Portugal como noutros países. Esta estrutura deverá acompanhar e promover a recolha de dados sobre as problemáticas sociais religiosas e políticas que se relacionem com a missão cristã hoje.
O ‘Observatório’ disporá de uma secção autónoma no site da agência Ecclesia, como plataforma de comunicação com os media. Esta página permitirá a divulgação de documentos e informação. a participação dos membros é voluntária.
Este organismo é constituído pelos: presidente da Comissão episcopal das missões, director das Obras missionárias pontifícias, coordenador dos IMaG, presidente da CIRP, coordenador da Missão press, director da agência Ecclesia, responsável pela Rede Fé e Justiça Europa-África, representante dos movimentos de leigos missionários, representante da Fundação Evangelização e Culturas, Plataforma de voluntariado e Fórum de organizações católicas para a imigração e por um secretário executivo.