assembleia especial do Sínodo dos bispos para o Médio Oriente decorrerá de 10 a 24 de Outubro de 2010
assembleia especial do Sínodo dos bispos para o Médio Oriente decorrerá de 10 a 24 de Outubro de 2010O tema é a Igreja católica no Médio Oriente: comunhão e testemunho: a multidão dos que tinham aderido à fé tinha um só coração e uma só alma (act 4, 32). O anúncio foi feito por Bento XVI, na audiência aos patriarcas e os arcebispos maiores das Igrejas orientais, a 19 de Setembro, em Castel Gandolfo.
O Santo Padre congratulou-se com a realização desta reunião de carácter informal, que nos permite escutar a voz das Igrejas que vós servis com admirável abnegação e de reforçar os vínculos de comunhão que as ligam à Sé apostólica. O Papa assinalou que a Igreja que tem necessidade da experiência de convivência que as vossas Igreja maturaram desde o primeiro milénio cristão.
O comunicado final refere o clima de fraterna cordialidade do encontro. Os patriarcas e arcebispos maiores presentes sublinharam dois aspectos da fidelidade que os distingue: o elo com o património do Oriente cristão e o elo com o sucessor de Pedro. O fenómeno migratório, a atenção ao diálogo ecuménico e inter-religioso em que vivem as comunidades foram temas abordados.