«Um missionário, hoje, tem de estar muito bem informado», afirmou a irmã Luísa almendra, na primeira conferência deste sábado, nas Jornadas missionárias que decorrem em Fátima
«Um missionário, hoje, tem de estar muito bem informado», afirmou a irmã Luísa almendra, na primeira conferência deste sábado, nas Jornadas missionárias que decorrem em FátimaO diálogo é um grande desafio, em particular num mundo globalizado, defendeu a professora da Universidade Católica Portuguesa, na sua conferência sobre Missão e culturas: diálogo ou confrontação?. a religiosa referiu que os olhares do mundo voltam-se para as religiões.
O diálogo inter-religioso e inter-cultural exige uma paixão por um diálogo com as novas religiões, assinalou a especialista. Luísa almendra referiu Teilhard Chardin, que defende o triálogo. Ou seja, é necessário colocar Cristo entre nós e os nossos interlocutores.
Hoje em dia, é importante que um missionário esteja bem informado, não só sobre os esforços que a Igreja Católica faz, de diálogo, em relação às outras religiões. É necessário estar ciente que os outros (fiéis das outras religiões) estão bem informados acerca da Igreja Católica. O diálogo, frisou a professora da UCP, abre caminhos de comunicação e horizontes de aproximação respeitando o projecto do outro.