a expressão “Carpe Diem”, em latim, é de um poema de Horácio, e traduz-se em “aproveita o momento”. Solicita-nos a evitar gastar o tempo em coisas inúteis
a expressão “Carpe Diem”, em latim, é de um poema de Horácio, e traduz-se em “aproveita o momento”. Solicita-nos a evitar gastar o tempo em coisas inúteisDia 21 começa o Outono. alguns afirmam tristes O Inverno já vem aí!. E o entretanto feito um dia após o outro? Setembro é o mês em que as diferentes actividades se retomam, depois das férias. Nas televisões há novas grelhas de entretenimento e são apresentados solidários, associativistas, desportistas, artesãos, cantores, actores, dançarinos, pintores ou declamadores, que se entregam a si próprios, aos outros ou à cultura, nos tempos livres.
Temos 24 horas no dia: oito difíceis horas para trabalhar, oito fundamentais horas para dormir e repor as forças, oito merecidas horas de tempo livre! O que acontece? Despacha-te, despacha-te, vamos, Não há tempo para conversas!. Ou Deixa lá a barafunda da casa, esquece que o carro está sujo, a roupa lava-se amanhã, agora temos mesmo de ir!. Ir para onde? É assim tão importante o compromisso que se segue?
O modo como passamos o tempo é o modo como vivemos a vida. Optar hoje por amar, cuidar, criar, passear, rir, ler, praticar desporto, servir ou rezar é ocupar o tempo livre Hoje! Fundamental é distinguir o que devo, o que gostava e o que tenho de fazer Hoje! amanhã, outras coisas haverão a cumprir.