Mistério não será, mas a verdade é que quando as condições sociais ou políticas são mais graves, o fluxo de visitantes a Fátima é maior
Mistério não será, mas a verdade é que quando as condições sociais ou políticas são mais graves, o fluxo de visitantes a Fátima é maiorPeregrinação de 12 e 13 de Outubro de 1975 ao Santuário de Fátima, situemos esta data no contexto político da ocasião. O general Vasco GonçAlves chefiava o Governo – era um homem simpatizante do Partido Comunista Português – estando a decorrer os trabalhos da assembleia Constituinte com a finalidade de elaborar nova Constituição que haveria de substituir a de 1933 (a nova Constituição seria aprovada no ano seguinte).
Contudo, em Setembro de 1975 (se a memória não me atraiçoa) é posto a circular um boato (por uma telefonista afecta ao Partido Socialista) de que alguém estaria a preparar-se para colocar uma bomba na capelinha das aparições na data da peregrinação.
Para esses dois dias foram destacadas centenas de forças militares que a partir do dia 12 e com grande aparato controlaram todas as entradas de Fátima, inspeccionando carro a carro, na procura de qualquer engenho explosivo.
Formaram-se filas de carros com dezenas de quilómetros cujos ocupantes tiveram de se submeter ao rigoroso controlo das forças armadas, sujeitando-se ao devasso dos agentes militares ou militarizados.
Em nosso entender, isso não foi mais que uma tentativa de amedrontar e afugentar os peregrinos para que não se deslocassem à Cova da Iria, mas tal não resultou.
a peregrinação de Outubro desse ano foi a maior, ou pelo menos uma das maiores que pudemos presenciar na Cova da Iria até hoje. O que teria levado à vinda a Fátima de tão elevado números de pessoas? a defesa da fé? a curiosidade? Talvez para pedir a Nossa Senhora pela pátria católica, não comunista?
Já antes desta data e no regime de Salazar, mais concretamente a partir de 1962 com a guerra nas colónias e a saída de emigrantes para o estrangeiro, principalmente França e Suíça, a Cova da Iria começou a receber grande número de pessoas cujas intenções seriam pedir por aqueles que partiam para a guerra e mais tarde agradecer a sua vinda.
a vinda dos emigrantes passados alguns anos, em férias ou não, também arrastou consigo um aumento de peregrinos e peregrinações.
Esta tendência foi invertida no ano das comemorações dos 90 anos das aparições de Fátima e o ano passado com a inauguração da Igreja da Santíssima Trindade.
Este ano de 2009 é um período de crise social, o próximo poderá ser idêntico ou pior. Sem pretendermos fazer futurologia, dado que não há dados estatísticos ainda, será de esperar que este ano e mesmo o próximo recebam elevado número de peregrinos também, dado que as pessoas são sensíveis a invocar a protecção e ajuda Divina em momentos mais difíceis.