a mina representa um grande perigo para a sáude humana e para o meio-ambiente. Em cada hora de actividade, dois milhões de litros de água são gastos
a mina representa um grande perigo para a sáude humana e para o meio-ambiente. Em cada hora de actividade, dois milhões de litros de água são gastosConsciência ambiental é o nome de um grupo colombiano que pretende o encerramento da mina de ouro La Colosa, na região de Tolima, no centro do país. Na campanha Sim à vida, não à mina de ouro em Cajamarca, apresentam 11 denúncias sobre a actividade mineira e apelam a população a assinar um abaixo-assinado. O documento será entregue ao presidente colombiano, ao ministro do ambiente, ministro de minas e energia e procurador-geral da nação.
a exploração está a cargo da multinacional sul-africana anglo Gold ashanti. Segundo a agência adital, a empresa avançou com os trabalhos sem a autorização do ministério do ambiente. a mina funciona a céu aberto, pelo facto do ouro se encontrar disperso por pequenas quantias. Dessa forma, já afectou o solo, a flora e a fauna local, além do aumento da incidência de cancro pulmonar, cancro da bexiga e leucemia em seres humanos.
a dinamite usada na remoção das rochas liberta nitrogénio, o que contribuiu para a ocorrência de chuvas ácidas. O cianureto utilizado no tratamento do ouro é altamente perigoso para a vida humana. a actividade mineira gasta dois milhões de litros de água, por hora. a que é contaminada, com os produtos utilizados, prejudica os agricultores, das regiões localizadas nas proximidades, informa a mesma fonte.