O programa de reinstalação destes deslocados, fugidos do Butão a conflitos étnicos, já levou mais de 20 mil até outras paragens. Sita, oito anos, vive agora nos Estados Unidos da américa
O programa de reinstalação destes deslocados, fugidos do Butão a conflitos étnicos, já levou mais de 20 mil até outras paragens. Sita, oito anos, vive agora nos Estados Unidos da américaSita Budhathoki tem oito anos, mas não vive no seu país. Obrigado a refugiar-se com pais e irmãos longe do seu Butão natal, Sita vivia até agora no Nepal. Porém, começa agora uma nova etapa em Des Moines, no estado americano do Iowa.
O pequeno rapaz é o refugiado nº 20. 000, dos mais de duas dezenas de milhares de refugiados do Butão que deixaram o Nepal para embarcar numa vida nova em países terceiros, como parte de um dos maiores programas de reinstalação organizados pelo alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR).
Segundo o porta-voz da agência, andrej Mahecic, os EU a são o país que mais refugiados do Butão recebeu, ultrapassando os 17 mil reinstalados até à data. Estes exilados também se mudaram para países como a austrália, o Canadá, a Noruega, a Nova Zelândia e a Dinamarca.
O programa de reinstalação dos refugiados – que fugiram do Butão, no início de 1990, depois de violentas tensões étnicas – teve início em sete campos no leste do Nepal, em Novembro de 2007.