a político-partidária é um campo de acção dos leigos. Os sacerdotes devem favorecer a unidade e a comunhão de todos os fiéis, defende o Pontífice
a político-partidária é um campo de acção dos leigos. Os sacerdotes devem favorecer a unidade e a comunhão de todos os fiéis, defende o PontíficeO Papa criticou a secularização dos sacerdotes e a clericalização dos leigos. Na sua intervenção, ao receber o segundo grupo de bispos brasileiros, em visita ad limina (de cinco em cinco anos, os bispos reúnem-se com o Santo Padre).
Os leigos podem comprometer-se com a política, enquanto os sacerdotes devem permanecer afastados da política. O objectivo dos religiosos é promover a unidade e a comunhão de todos os fiéis, para que possam ser um ponto de referência , afirmou.
O bispo de Roma estimulou os leigos a serem mais activos dentro da Igreja. Embora este trabalho seja importante não se deve esquecer do papel essencial e insubstituível do sacerdote para a celebração dos sacramentos, especialmente a Eucaristia, realçou.