atenção aos mais jovens, particularmente afectados pela crise, mais protecção social e um maior investimento na formação. Estas são algumas recomendações da OCDE aos dirigentes
atenção aos mais jovens, particularmente afectados pela crise, mais protecção social e um maior investimento na formação. Estas são algumas recomendações da OCDE aos dirigentesOs governos têm de tomar medidas decisivas, rapidamente, para impedir que a recessão se transforme numa crise duradoura no emprego, declarou angel Gurría, numa conferência de empresa. a falta detrabalho está no centro da actual crise. Nos próximos meses, os governos devem preocupar-se, particularmente, em ajudar quem quer trabalhar, reforça o secretário-geral, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
apesar dos sinais de retoma económica, o desemprego tenderá a aumentar na maioria dos estados, no próximo ano. O relatório Perspectivas de emprego na OCDE em 2009, divulgado nos últimos dias, aconselha os dirigentes a reavaliarem e adaptarem os seus mercados de trabalho e políticas sociais, para poderem apoiar desempregados de longa data.
No âmbito de uma estratégia conjunta decombate ao desemprego, propõe várias acções aos governos. Recomenda uma especial atenção aos jovens, mais afectados pela crise. Devem ser ajudados para evitar que se perca o contributo de toda uma nova geração para a sociedade. Pede mais protecção social para os desempregados,a fim deevitar que estesacabem em situação de pobreza. Investir maisno próprio mercado de trabalho, na formação dos desempregados eapoios naprocura de emprego, é outra solução.