O desequilí­brio no rácio entre os sexos ao nascimento lança o alerta sobre perigos futuros. Preços acessí­veis da tecnologia que determina sexo explicam números
O desequilí­brio no rácio entre os sexos ao nascimento lança o alerta sobre perigos futuros. Preços acessí­veis da tecnologia que determina sexo explicam númerosO número de meninos nascidos no Vietname disparou nos últimos anos, em relação ao das meninas, relata um novo estudo do Fundo da População das Nações Unidas (UNFPa, na sigla inglesa), que alerta para várias consequências perigosas se esta tendência se mantiver.
O Vietname tem vivido um rápido crescimento no rácio entre os sexos ao nascimento. O país passou de um nível normal de 106,2 nascimentos masculinos por cada 100 nascimentos femininos em 2002 para 112,1 em 2008, segundo o recente relatório Mudanças na relação de sexo quando do nascimento no Vietname. De acordo com o documento, ao ritmo actual, o rácio entre os sexos ao nascimento poderá passar a marca dos 115 no prazo de três anos.
O relatório do UNFP a destacou o constante crescimento no acesso a tratamentos de determinação do sexo e tecnologia de selecção do sexo, a preços acessíveis, permitindo que os casais decidam sobre o número de filhos.