” a pobreza não é uma moda. Levanta-te contra esta tendência” é o desafio lançado pela Plataforma Pobreza Zero
” a pobreza não é uma moda. Levanta-te contra esta tendência” é o desafio lançado pela Plataforma Pobreza Zero a iniciativa decorre até Outubro. Serão realizadas 40 acções dirigidas aos mais novos, em Lisboa, Cascais e Oeiras. O objectivo é angariar fundos que permitam desenvolver programas semelhantes ao desenvolvido no Bairro dos Navegadores, um ‘bairro problemático’ no concelho de Oeiras. ali existe um projecto-piloto de combate ao desemprego dos jovens.
Queremos que as pessoas sintam que são capazes de mudar o mundo, explicou à Lusa o coordenador do programa. Bruno Neto salienta que as acções de sensibilização vão chegar a cerca de 100 mil pessoas. No entanto, basta saber que um dos participantes se envolveu posteriormente num projecto social ou em actividades no seu bairro , para a vitória do projecto, sublinha o responsável.
a Plataforma Pobreza Zero espera conseguir apoiar, no próximo ano entre seis e 12 projectos em Portugal , mas essas acções estão dependentes do que acontecer durante este mês , refere Bruno Neto.
Em Oeiras, a Plataforma está a estudar a criação de uma pequena biblioteca para as crianças do bairro. Em Moçambique, onde também foi lançado um projecto-piloto, o objectivo é, com a Oikos e com uma cooperativa local ligada à agricultura , melhorar as condições de vida dos agricultores locais. Dessa forma a Plataforma acredita que será possível ver crescer o rendimento das famílias para que os filhos dessas mulheres possam ir à escola.