O Protocolo de Montreal é tido como o tratado de maior sucesso no sector do ambiente, pela grande adesão internacional. Pretende reduzir a produção de substâncias nocivas para o ozono
O Protocolo de Montreal é tido como o tratado de maior sucesso no sector do ambiente, pela grande adesão internacional. Pretende reduzir a produção de substâncias nocivas para o ozonoTimor-Leste ratificou, a 16 de Setembro, o Protocolo de Montreal, tratado internacional para a protecção do ozono. O documento, que entrou em vigorem 1989, teve uma grande adesão internacional. Passa a contarcom a participação de 196 estados. O anúncio foi realizado, por ocasião do Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozono, comemorado ontem, no mesmo dia. Em comunicado, o primeiro-ministro do país, Xanana Gusmão, disse estar orgulhoso da iniciativa. Manifestou a vontade de Timor em colaborar com outros países na defesa do clima.
Ban Ki Moon, secretário-geral das Nações Unidas,felicitou a decisão, encarando-a como um símbolo de solidariedade global na luta pela defesa do planeta. Lembrou que a inacção em relação ao aquecimento global pode ter consequências catastróficas, tanto a nível ambiental esocial,como económico. O investimento na protecção da camada de ozono é um elemento fundamental no combate às alterações climáticas.
O principal objectivo do Tratado de Montreal era regular a produção e consumo de produtos prejudiciais à camada de ozono. Incidiu, particularmente, sobre a redução dalibertaçãode gases poluentes como ocloro e brometo de metilo, tidos como os mais nocivos. Pretendia ainda mobilizar os consumidores para um consumo mais responsável e, portanto mais ecológico. a destruição da camada de ozono pode constituir um grande perigo para a população, pois protege-a dos raios ultravioletas do sol.