Portugal continua a apresentar um mau desempenho na recuperação e tratamento dos clorofluorcarbonetos, afirma a Quercus
Portugal continua a apresentar um mau desempenho na recuperação e tratamento dos clorofluorcarbonetos, afirma a Quercus a associação Nacional da Conservação da Natureza considera que, apesar do esforço das entidades gestoras de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e de algumas campanhas de sensibilização, continuam a ser encontrados compostos químicos nos gases utilizados nos frigoríficos, arcas congeladoras e aparelhos de ar condicionado. Trata-se dos clorofluorcarbonetos (CFC).
a propósito do Dia internacional para a protecção da camada de ozono, que se assinala hoje, a Quercus cita dados das entidades gestoras de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. Foram recuperadas 34 toneladas de CFC, em 2008, um valor superior em 27 por cento aos montantes de 2007 (24 toneladas).
O buraco do ozono já ocupa 28 milhões de quilómetros quadrados. a região mais afectada pela destruição da camada do ozono é a antárctida, pois nessa área, principalmente durante o mês de Setembro, quase metade da concentração de ozono é sugada pela atmosfera.
a data foi instituída pela assembleia Geral das Nações Unidas, através de uma resolução (49/114) de 1994, para comemorar o dia da assinatura, em 1987, do Protocolo de Montreal sobre substâncias que prejudicam a camada de ozono. Inicialmente assinado por 46 países, o Protocolo de Montreal foi alvo de emendas e aditamentos ao longo dos anos.
Em Dezembro de 1999, a Declaração de Pequim, aprovada durante a reunião dos subscritores do Protocolo de Montreal, reafirmou o compromisso de 175 governos, organizações internacionais, indústrias e outros grupos de conseguir a eliminação progressiva dos produtos químicos que destroem a camada de ozono da estratosfera.