Festa de São Kim De-gon andrea, primeiro sacerdote e mártir coreano, celebra-se a 20 de Setembro. O arcebispo de Seul preside à reabertura do museu de Choltusan
Festa de São Kim De-gon andrea, primeiro sacerdote e mártir coreano, celebra-se a 20 de Setembro. O arcebispo de Seul preside à reabertura do museu de Choltusan a reestruturação do museu de Choltusan, santuário dos mártires coreanos, durou dois anos. Inaugurado em 1967, o museu dispõe agora de novos elementos multimédia que contam a história da Igreja católica da Coreia e dos seus mártires. O cardeal Cheong Nicolau exprimiu a esperança de que este local possa ajudar as pessoas a aprofundar o conhecimento da história da Igreja e da fé dos nossos antepassados.
O santuário de Choltusan está construído no local onde vários mártires morreram entre 1866 e 1873, período das duras perseguições de milhares de católicos. O museu contém vários documentos históricos, reconstruções visuais, fotografias e imagens, bem como documentários que, segundo o cardeal, irão ajudar os visitantes e peregrinos a renovar a sua fé.
a Igreja coreana dedica aos seus mártires o mês de Setembro. a 20, celebra-se a solenidade de São Kim De-gon andrea (1821-1846), patrono da Igreja sul-coreana. São mais de dez mil os mártires coreanos: 103 deles foram canonizados em 1984, aquando da visita de João Paulo II à Coreia. Foi a primeira canonização celebrada fora do Vaticano.