Jornadas europeias do património realizam-se de 25 a 27 de Setembro, sob o tema «Vi(r)ver o património»
Jornadas europeias do património realizam-se de 25 a 27 de Setembro, sob o tema «Vi(r)ver o património»O Departamento dos bens culturais da diocese do Porto, em parceria com a Rota do Românico do Vale do Sousa e o Museu alberto Sampaio, organizaram, sob coordenação do IGESPaR dois seminários das Jornadas europeias do património. Os trabalhos decorrerão a 24 e 25 de Setembro, em Felgueiras e Guimarães.
Com o convite Vi(r)ver o património, a organização pretende chamar a atenção para a experiência integral e para a vivência quotidiana que o património permite. O IGESPaR – Instituto de gestão do património arquitectónico e arqueológico considera que o património, neste caso na sua expressão física, edificada, faz parte integrante e activa de toda a actividade humana em todas as suas facetas.
as Jornadas europeias do património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do património. Neste sentido, cada país elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.
Em 2008, a iniciativa constou de 600 eventos culturais, distribuídos por 483 monumentos e locais de 170 localidades de Portugal continental e insular, e contou com a participação de 388 entidades públicas e privadas. Para participar nas jornadas de 2009 deve efectuar a sua inscrição até 17 de Setembro, por e-mail ou pelo telefone 22 606 27 16. Consulte o programa dos seminários.