assinala-se, pela primeira vez, o Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde, com o último debate de um ciclo dedicado a este sistema, criado há 30 anos
assinala-se, pela primeira vez, o Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde, com o último debate de um ciclo dedicado a este sistema, criado há 30 anosO fim deste ciclo de debates, que tem decorrido ao longo dos últimos meses, está agendado para hoje, 15 de Setembro, Dia do SNS, no auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa. Neste encontro estará presente o autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde(SNS), antónio arnault.
ao longo dos últimos meses, médicos, investigadores sociais e dirigentes políticos olharam para o SNS e os seus múltiplos prismas , tendo revisitado os momentos marcantes da sua evolução , recorda a Ordem dos Médicos em comunicado divulgado pela Lusa. O ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde lançou um livro sobre este tema, recentemente.
ali aponta os diversos ataques que foram feitos ao longo dos anos a este Serviço, por ministros da Saúde dos diferentes governos e grupos económicos. O objectivo desses grupos e dos seus serventuários, alguns dos quais foram ministros, é a privatização, pelo menos parcial ou indirecta, do SNS , escreve no livro.
O Dia Nacional do SNS foi criado através de um despacho publicado no Diário da República de 9 de Setembro e surgiu na sequência da celebração dos 30 anos do SNS, comemorado pelo Ministério da Saúde no dia 8 de Julho sob o lema Garantir o futuro . a data será comemorada anualmente, a 15 de Setembro. a 15 de Setembro de 1979, a Lei nº 56/79 criou no ordenamento jurídico português o SNS, consagrando os princípios da liberdade de escolha, universalidade e tendencial gratuitidade do acesso aos cuidados de saúde, bem como o direito à saúde para todos os cidadãos.