Projecto «Igreja solidária» está na internet.organizar, cooperar, distribuir, trabalhar em unidade são o mote da plataforma que pretende ser um espaço de informação e partilha
Projecto «Igreja solidária» está na internet.organizar, cooperar, distribuir, trabalhar em unidade são o mote da plataforma que pretende ser um espaço de informação e partilhaacessível à distância de um clique, para todo o público, depois de ter sido implementada em abril de 2009, a iniciativa do Patriarcado de Lisboa surgiu no contexto da actual crise, com o objectivo de ajudar organizações promotoras de acção social em Lisboa a encontrar respostas rápidas e sustentáveis de forma coordenada, explica o cardeal patriarca.
José Policarpo sublinha que o projecto ultrapassa a resposta emergente e urgente, uma vez que pretende constituir uma Rede de apoio sócio-caritativo que permita interligar instituições, aproveitar sinergias, partilhar problemas e soluções. Desde Julho, 15 instituições de solidariedade da diocese de Lisboa puseram iniciativas em marcha.
O site é a face visível desta rede, um trabalho elaborado por uma equipa de voluntários. ali, as instituições sócio-caritativas de Lisboa podem candidatar-se ao fundo monetário o que lhes permitirá apoiar mais pessoas e famílias em situação de crise, realça o patriarca.
O secretariado do projecto está também a funcionar na Cáritas diocesana de Lisboa com o apoio de voluntários, (às segundas e quartas-feiras, de tarde), para esclarecer dúvidas e questões. O cardeal patriarca refere que estão previstas iniciativas ao longo do ano, para dinamização do projecto e mobilização de toda a comunidade porque o esforço organizado e partilhado é muito mais eficaz e eficiente.