O presidente boliviano discursou a favor dos milhares de cidadãos, emigrantes em Espanha, que procuram regularizar a sua situação. Diz querer alterar o sistema de voto
O presidente boliviano discursou a favor dos milhares de cidadãos, emigrantes em Espanha, que procuram regularizar a sua situação. Diz querer alterar o sistema de votoEvo Morales, presidente boliviano, defendeu a causa dos emigrantes ilegais em Espanha, no seu terceiro dia de visita ao país, avança o orgão britânico BBC. Todos temos o direito de habitar qualquer parte do mundo, respeitando as normas de cada nação, afirmou perante milhares de pessoas, num bairro popular de Madrid [capital]. Exortou os europeus a não considerarem ilegais aqueles quedeixamo seu paísem busca de uma vida melhor.
Durante o discurso realizado numa arena de touros, Evo Morales anunciou que pretendia alterar o sistema eleitoral da Bolívia. O objectivo é permitir que os emigrantes possam exercer o seu direito de voto, no próximo escrutínio em Dezembro. Segundo a BBC, encontram-se 100 mil bolivianos legalizados, em Espanha. Porém, as estimativas apontam para 150 mil a viver no país, de forma ilegal. O narcotráfico, homicídios, violentos protestos da oposição ao governo, e desemprego são alguns problemas que contribuem paraa emigração. a zona lesteda Bolíviaregistamaior descontentamento perante algumas medidas tomadas pelo governo. a alteração da constituição, cujo novo texto já foi aprovado, é uma delas.