Uma informação de qualidade sobre o tempo e clima em África é de grande importância para o planeta. O ideal seria haver dez mil estações espalhadas pelo continente
Uma informação de qualidade sobre o tempo e clima em África é de grande importância para o planeta. O ideal seria haver dez mil estações espalhadas pelo continenteO continente africano regista grandes falhas em termos de conhecimentos climatéricos. De acordo com a agência de informaçãohumanitáriaIRIN, existem 744 estações de estudo do tempo emÁfrica, quando seriam necessárias 10 mil. apenas um quarto respeitam as normas internacionais. as fortes intempéries e secas que afectam vários países do continente comprovam a necessidade de se investir mais nas previsões meteorológicas.
O secretário-geral da Organização Mundial da Meteorologia, Michel Jarraud, defendeu um reforço da observação meteorológica no continente, durante a conferência mundial sobre o clima. Seria benéfico para África, mas também, para os outros continentes. Jane Lubchenco, responsável por estudos oceânicos e atmosféricos nos Estados Unidos da américa, explica que os dados devem ser normalizados para que os peritos possam trabalhar em bases comuns.
Os países mais ricos tomaram consciência da importância dos estudos, perante o perigo global que representam as alterações climáticas. Iniciativas neste sector urgem, perante o agravamento da situação. Os dirigentes africanos tendem a privilegiar outros problemas [fome; doenças] que necessitam de respostas imediatas. Porém, as consequências de graves secas ou chuvas nas colheitas da população, acabam por trazer mais insegurança alimentar e aumentar a pobreza. as catástrofes não podem ser evitadas, mas informações fiáveis podem ajudar a preveni-las.