«Encontrar a harmonia no corpo é uma graça que evita muitas desgraças, estragos da dignidade humana, deturpação do projecto belo e bom do nosso Deus»
«Encontrar a harmonia no corpo é uma graça que evita muitas desgraças, estragos da dignidade humana, deturpação do projecto belo e bom do nosso Deus»Maria é, por excelência, o exemplo de santidade a seguir, defendeu o presidente da peregrinação internacional aniversária. Deus não nos chamou para a impureza mas para a santidade, afirmou Carlos azevedo, durante a homilia da Eucaristia de 13 de Setembro, no Santuário de Fátima.
aos peregrinos, o bispo auxiliar de Lisboa explicou que ausência de pudor conduz à provocação sedutora. O prelado considera que a busca de excitação sensual no modo de vestir não condiz com a autêntica atracção, conduz a perder o verdadeiro fascínio que existe em cada criatura humana, banaliza a dignidade do corpo.
O presidente da peregrinação celebrativa da quinta aparição defendeu a sobriedade e dignidade da pessoa humana e referiu-se à diferença entre o fascínio de um olhar sorridente e puro, que aprecia a beleza humana e se eleva, e a sensualidade possessiva, que perturba, agita e desregula os comportamentos. Carlos azevedo criticou ainda os projectos políticos que apenas ratificam a decadência humana, em lugar de dignificar a qualidade de vida e elevar o nível das relações e dos vínculos entre as pessoas.
a celebração deste 13 de Setembro é subordinada ao tema o pudor protege o mistério da pessoa e do seu amor, integrado no tema do ano Os puros de coração verão a Deus. O bispo auxiliar de Lisboa assinala que o Santuário está a indicar-nos um caminho, uma via de beleza para quem escuta a Palavra. Participam nesta celebração 73 grupos de peregrinos oriundos de quinze países.