O Quénia está em vias de tornar-se numa fábrica a céu aberto. Capaz de produzir o combustível do futuro, terá aqui um trunfo para o futuro da economia do país
O Quénia está em vias de tornar-se numa fábrica a céu aberto. Capaz de produzir o combustível do futuro, terá aqui um trunfo para o futuro da economia do paísO óleo de sementes da Jatropha Curcas pode ser utilizado para produzir combustível. a planta cresce em terrenos áridos e floresce durante todo o ano. De virtudes extraordinárias, as sementes podem render até 97 por cento em óleo. Tanto que as autoridades já estão a pensar em destinar terrenos para plantações da Jatropha Curcas. ao mesmo tempo, investidores de todo o mundo estão em fila para concorrer ao negócio. O combustível daí resultante poderá ajudar a manter abaixo dos níveis fixados pelo tratado de Kyoto.
a Jatropha Curcas é uma planta que cresce em terrenos muito áridos. Um ano após a sementeira, já produz a primeira colheita correspondente a meia tonelada por hectare. Continua a crescer e, a partir do terceiro ano, pode atingir as cinco toneladas de produção. a venda das sementes poderá contribuir para um novo impulso da economia queniana. O biocombustível daí extraído é utilizável em geradores de energia eléctrica, em transportes e até nas máquinas agrícolas, diminuindo drasticamente as emissões de gases poluentes.
a Jatropha curcas é o nome científico da planta que pertence à família da euforbiácea, denominada popularmente como pinhão manso, purgueira ou pinha de purga. as sementes são oblongas, elipsóides, apresentando uma coloração escura e contidas numa cápsula com fruto deiscente, seco e composto de três carpí­dios. Em média, têm de 75 por cento de embrião e 25 de tegumento.