«Não é boa ideia pensar que não temos de lidar com a comunicação social e não lhe dar atenção», defende o novo director de Informação da TVI
«Não é boa ideia pensar que não temos de lidar com a comunicação social e não lhe dar atenção», defende o novo director de Informação da TVIJúlio Magalhães considera que, actualmente, o porta-voz tem uma importância decisiva. O jornalista, que chefiava até agora a delegação da TVI no Porto, afirma que um gabinete de imprensa é uma necessidade em função do que acontece no mundo.
aos participantes nas Jornadas das comunicações sociais, reunidos em Fátima, o novo director de Informação da TVI apontou que nas instituições, não há resposta rápida sobre um assunto para dar aos jornalistas, em tempo oportuno. Esta forma de adiar e prolongar acaba por não ter oefeito desejado pelas instituições pois a notícia sai e toma uma dimensão de tal ordem que as instituições arranjam (depois) uma tentativa de explicação.
Se não houver gabinete, há tendência para falar a várias vozes além de haver maior tendência para a dispersão e para os jornalistas encontrarem contradições no discurso veiculado pelos assessores de imprensa. E isso pode ser mortal para a instituição, disse ainda Júlio Magalhães.
Um porta-voz deve ser um comunicador eficiente e eficaz, explicou. Deve concentrar-se em duas ou três mensagens, e passá-las de forma eficaz. além disso não pode haver meias verdades ditas aos jornalistas, mesmo em situações difíceis.