Documentos detalham abusos de direitos humanos perpetrados quer pelas forças governamentais, quer por rebeldes
Documentos detalham abusos de direitos humanos perpetrados quer pelas forças governamentais, quer por rebeldesDois novos relatórios das Nações Unidas apontam para possíveis crimes de guerra na República Democrática do Congo (RDC). Estes documentos detalham abusos de direitos humanos – incluindo os possíveis crimes de guerra – perpetrados quer pelas forças governamentais, quer por rebeldes.
O alto Comissariado para os Direitos Humanos veio sublinhar, por isto, a necessidade de reformar a segurança e os sistemas judiciais do país, para actuar na volátil região leste da RDC. Segundo Navi Pillay, são de extrema importância melhorias fundamentais nestes sectores, se as autoridades e a comunidade internacional estiverem seriamente empenhadas em trazerem uma paz duradoura a esta região oriental da RDC.
Estes novos relatórios abrangem o período no final de 2008, quando violentos confrontos tragaram as províncias do Kivu do Norte e do Sul.
as acções das tropas governamentais, conhecidas pela sigla FaRDC, incluem crimes como a participação em 12 execuções arbitrárias, bem como saques e violência sexual, sobre as próprias pessoas que deveriam proteger em Goma, a capital provincial do Kivu do Norte, e áreas adjacentes. as violações dos direitos humanos pelas FaRDC são tão significativas, com falhas a nível político e operacional para agir na resolução da situação que, por si só, constituem uma grave violação dos direitos humanos, avança o relatório.