é preciso «preparar-se para o pior, porque o pior pode acontecer», explica o director do Gabinete de imprensa do Opus Dei
é preciso «preparar-se para o pior, porque o pior pode acontecer», explica o director do Gabinete de imprensa do Opus DeiDurante a mesa redonda das Jornadas das comunicações sociais sobre a experiências de gabinetes de imprensa, Pedro Gil lembrou vários casos de crise. O responsável referiu-se em particular, à tese do livro e, posteriormente filme, de ‘O código Da Vinci’: a Igreja teria ocultado desde sempre a existência dos supostos descendentes de Cristo e de Maria Madalena, e um monge albino do Opus Dei percorreria o mundo para assassinar os que procuram o Santo Graal. O livro vendeu milhões em todo o mundo e foram muitos os que viram o filme.
O director do Gabinete de imprensa do Opus Dei apontou as seis ideias chave para gerir uma situação de crise. São elas: a verdade é incontornável, as percepções do público são importantes, o modo de reagir tem de ser coerente. além disso a comunicação deve ser regida com profissionalismo e devem ser assumidas as responsabilidades da instituição, se for o caso. Pedro Gil desaconselhou o Não tenho comentários a fazer e salientou que situações de crise não podem ser geridas de improviso, mas antes com planificação. a crise é uma oportunidade de mudança, defendeu o responsável, sublinhando, no entanto, que é melhor não ter uma crisea terque geri-la.