Os gabinetes de imprensa de instituições ligadas à Igreja são «uma necessidade. Não sei é se todos se podem dar a esse luxo», afirmou a responsável da Sala de imprensa do Santuário de Fátima
Os gabinetes de imprensa de instituições ligadas à Igreja são «uma necessidade. Não sei é se todos se podem dar a esse luxo», afirmou a responsável da Sala de imprensa do Santuário de FátimaLeopoldina Reis Simões respondeu desta forma à questão levantada pelo tema destas Jornadas das comunicações sociais : Gabinetes de imprensa na Igreja: luxo ou necessidade?, que decorrem até 11 de Setembro, em Fátima. a assessora de imprensa considerou que o trabalho que desempenha é servir de ponte e ter uma postura mediadora entre o Santuário e os jornalistas.
Na mesa-redonda que juntou os responsáveis dos gabinetes de imprensa do Patriarcado de Lisboa, da diocese do Porto e do Opus Dei, Leopoldina Reis defendeu a necessidade de formação aos jornalistas que trabalham o religioso bem como aos responsáveis da Igreja nesta área.comunicar – frisou – é mais que deitar cá para fora uma notícia.
a responsável pelo Centro de Comunicação Social (CCS) do Santuário referiu que este organismo integra o Conselho de directores de serviços, e que colabora directamente com o reitor do Santuário, também na planificação de actividades pastorais. O que confirma a importância da comunicação social, disse.
Leopoldina Reis Simões afirmou que há ideias preconceituosas em relação ao Santuário e à Igreja, mas também há bons trabalhos sobre o religioso. Considera ainda que o assessor não deve ser notícia, antes permitir o acesso à informação a todos por igual e aconselhou outros colegas a terem informação escrita para as conferências de imprensa.