Dois directores de gabinetes de comunicação falaram da sua experiência. Destacaram a qualidade e a boa relação com os jornalistas como aspectos essenciais ao bom funcionamento de um gabinete
Dois directores de gabinetes de comunicação falaram da sua experiência. Destacaram a qualidade e a boa relação com os jornalistas como aspectos essenciais ao bom funcionamento de um gabineteagostinho Jardim GonçAlves começou por lembrar como tudo começou no departamento que dirige. Procuramos ouvir gente de todos os quadrantes, durante dois anos. aspirações, sugestões e propostas, recordou o director do Departamento de Comunicação e Cultura do Patriarcado de Lisboa. O sacerdote aponta para uma deslocação a Roma, como um dos momentos-chave. Ver como no Vaticano se prepara o Jubileu e o contacto directo com os jornalistas que lá trabalham foi para Jardim GonçAlves um dos grandes momentos. Realça a união existente no seio do departamento de comunicação, celebrada com uma recente 100a reunião, enquanto aspecto fundamental para um gabinete.
américo aguiar centrou o seu discurso sobre a comunicação com as redes sociais. Considera a Igreja a mais antiga rede de todas. Estamos a agarrar este desafio com todas as forças. Não podemos deixar de estar presentes [no mundo digital], pois lá encontra-se muita gente, nomeadamente jovens, garantiu aos presentes. Porém, considera que a presença da igreja deve ser de qualidade. Temos que estar e bem! Ou então é melhor esperar mais algum tempo!, declarou director do gabinete de imprensa da diocese do Porto. a actualidade é outro factor muito importante, pois senão deixamos de ter interesse para os cibernautas – justifica. Porém, há que ter os pés assentes na terra e não esquecer as pessoas a quem nos dirigimos, alerta.
a Mesa Redonda sobre a experiência de vários responsáveis de gabinetes de comunicaçãoteve inícioàs 16:30. além dos oradores acimareferidos, o evento contou aindacomLeopoldina Reis Simões, da Sala de Imprensa do Santuário; e Pedro Gil, Director do Gabinete de Imprensa do Opus Dei.