«Gabinete de imprensa na Igreja: luxo ou necessidade?» é o tema central do evento. Frederico Lombardi adiantou já alguns pontos importantes na conferência de imprensa
«Gabinete de imprensa na Igreja: luxo ou necessidade?» é o tema central do evento. Frederico Lombardi adiantou já alguns pontos importantes na conferência de imprensaNa conferência que antecipa o início das Jornadas das Comunicações Sociais, em Fátima, Frederico Lombardi abordou questões importantes como a relação da Igreja e novas tecnologias. O porta-voz do Vaticano debruçou-se sobre a agenda de Bento XVI, para o próximo ano, e lembrou a importância da visita papal à Terra Santa.
Sobre o funcionamento da sala de imprensa da Santa Sé, Frederico Lombardi informa que não houve mudanças particulares de método. Procuramos sim, desenvolver uma capacidade, quer de presença quer de resposta ao mundo actual – declarou em relação aos novos métodos de comunicação. É mais a realidade que muda do que propriamente a política. Trata-se depassar a mensagem de um modo adequado, explicou. Na mesma linha, lança ainda uma pergunta chave: Como conseguir lançar mensagens que correspondam aquilo que sucede neste mundo? .
O porta-voz do Vaticano recordou a visita do Santo Padre à Terra Santa. Salientou dois pontos muito importantes da viagem papal, pouco lembrados pela Comunicação Social. Encorajar a Igreja católica e osfiéis presentes na Terra Santa, assim como apromoção do diálogo inter-religioso, as grandes finalidades da visita.
Quanto à agenda do Papa, Frederico Lombardi anunciou um encontro de Bento XVI com artistas de todo o mundo, a decorrer em Novembro. Trata-se de uma iniciativa já realizada pelo anterior papa, um encontro de esperança para o mundo artístico. Nada adiantou sobre uma possível visita do Pontífice a Portugal, mas lembra que Bento XVI gosta muito de visitar santuários marianos e reconhece a importância do Santuário de Fátima.