Em mais de 630 abrigos de violência doméstica nos EUa, 75 por cento relataram um aumento de mulheres que procuram ajuda por abusos desde Setembro de 2008
Em mais de 630 abrigos de violência doméstica nos EUa, 75 por cento relataram um aumento de mulheres que procuram ajuda por abusos desde Setembro de 2008O aviso não é novo, mas agora é traduzido por números e exemplos. asha-Rose Migiro, a vice-secretária-geral das Nações Unidas, tinha antecipado, como Fátima Missionária noticiou, a sua participação numa conferência a nível ministerial sobre a violência contra as mulheres, em Roma, com alertas para o facto da desaceleração financeira global do ano passado ser uma causa do agravamento do flagelo da violência contra mulheres.
agora Migiro apresentou estes alertas em dados concretos: Numa sondagem recente em mais de 630 abrigos de violência doméstica nos Estados Unidos, 75 por cento relataram um aumento de mulheres que procuram ajuda por abusos desde Setembro de 2008, o que coincide com a grande recessão na economia americana. Devemos permanecer vigilantes sobretudo nestes tempos difíceis.
apesar da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, que se aproxima do 30º aniversário da sua aprovação, e de outras resoluções marcantes do Conselho de Segurança sobre as mulheres, ainda há um longo caminho para percorrer antes do pleno significado destes acordos internacionais, que transforme as palavras no papel em realidade no terreno.
Migiro recordou que há provas de que as mulheres e as raparigas são expostas a um maior risco de violência em tempos de dificuldades, como aquele que irrompeu no ano de 2008.