“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”, respondeu o apóstolo Pedro, à interpelação de Jesus sobre a sua profunda identidade, lê-se no evangelho de São Mateus
“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”, respondeu o apóstolo Pedro, à interpelação de Jesus sobre a sua profunda identidade, lê-se no evangelho de São MateusEra uma vez dois amigos, o Chico e o Choco, que gostavam muito de passear pelos campos, colinas e montanhas. Levavam uma tenda no alforge, instalavam-se num sítio bonito, caminhavam e admiravam a natureza, e na tenda é que eles dormiam. Ora, acordando no meio duma dessas noites, o Chico, que era homem de inteligências avantajadas e muito práticas, acordou o seu amigo Choco, que por acaso era bastante simples, e perguntou-lhe: Choco, olha para o céu e diz-me o que é que tu vês. O Choco abriu os olhos, olhou para o céu e respondeu: Vejo milhões de estrelas lá riba. E vai o Chico perguntou-lhe: E o que é que isso significa para ti? Bem, respondeu o Choco: astronomicamente significa que existem milhões de galácias por esses espaços fora, e até mesmo que existem biliões de planetas. Teologicamente, significa que Deus é infinito e omnipotente e que nós somos muito pequenos e insignificantes. Meteorologicamente, significa que amanhã vai estar um dia maravilhoso… E olha lá, amigo Chico, o que é que isso significa para ti? Resposta calma do Chico: Significa que algum marau nos roubou esta noite a nossa tenda!.
Não queremos comparar São Pedro ao Chico e ao Choco. Mas Pedro, no evangelho de hoje, primeiro respondeu magnificamente à pergunta de Jesus dizendo: Tu és o Messias. E depois falhou estrondosamente, quando repreendeu Cristo, dizendo-lhe que por favor nem sequer mencionasse uma coisa tão destrambelhada como anunciar, Ele, Jesus de Nazaré, a sua futura morte horrenda. É interessante que não foi nenhum dos apóstolos que perguntou a Jesus quem Ele era realmente. Foi Jesus que fez a pergunta aos apóstolos: Primeiro, que dizia a gente que Ele era; depois que pensavam da sua pessoa os apóstolos. Estes deram a Jesus o resultado da opinião pública, resposta que não correspondia à realidade. Movido pelo Espírito Santo, Pedro respondeu: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo (Mateus 16,16). a resposta a tal pergunta é o centro do evangelho, da Bíblia mesmo, poderíamos nós alvitrar. através dos séculos, hoje e sempre, a humanidade precisa de ser salva de tantos perigos e desastres – precisa de salvadores importantes, que afinal se tornam relativos.
a humanidade precisava e precisa necessariamente do Salvador que tem a capacidade, e a vontade, de resolver todos os problemas que contrariam o desejo primário de todos os seres humanos: a felicidade. Esse salvador é Jesus Cristo, Filho de Deus, o Messias prometido já no Livro de Génesis (3,15) e esperado através dos séculos, que nasceu em Belém da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. Sempre os membros da humanidade tiveram fé num porvir mais feliz. Essa felicidade foi-nos trazida pelo nosso Salvador. Importa só acreditar nele com todas as veras do nosso ser e do nosso querer. Cada acção, palavra e pensamento da nossa vida é uma resposta à pergunta do Senhor Jesus: Quem dizes tu que Eu sou?. Uma resposta pessoal, comprometedora acem por cento. Uma resposta que pode e quer, só ela, trazer ao ser humano tudo o que mais ele espera e ama: a felicidade sem peias nem termos nem condições. Proclamar em tudo e sempre: Sim, Senhor. Creio que tu és o Messias, o Filho do Deus da vida (Mateus 16,16).