líderes regionais reunidos em Kinshasa apelam ao levantamento das sanções contra o Zimbabué. apelo representa uma vitória significativa para Robert Mugabe
líderes regionais reunidos em Kinshasa apelam ao levantamento das sanções contra o Zimbabué. apelo representa uma vitória significativa para Robert Mugabe a Comunidade para o Desenvolvimento da África austral (SaDC) está a aumentar a pressão para acabar com as restrições ao Zimbabué. No comunicado da sua reunião, que decorreu na República Democrática do Congo, lê-se: a cimeira verificou o progresso da implementação do acordo de Política Global e apela à comunidade internacional que acabe com todas as sanções contra o país.
O presidente Robert Mugabe acusou, no passado, os seus parceiros do governo de unidade nacional, o Movimento para a Mudança Democrática (MMD), de não fazerem o suficiente para abolir as sanções. Por sua vez, o MMD afirma que o acordo político que estabelece a partilha do poder deve ser totalmente implementado antes do levantamento das sanções. ao falar depois do encontro da SaDC, o presidente sul-africano Jacob Zuma justificou a posição da organização: O levantamento das sanções vai ajudar o processo da implementação do acordo pelos intervenientes no Zimbabué .
a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch criticou o apelo. abolir as sanções é uma forma de recompensar aqueles que elas visam atingir, que são os mais responsáveis pela crise no Zimbabué. Robert Mugabe e o líder do MMD, o actual primeiro-ministro Morgan Tsvangirai formaram um governo de unidade nacional em Fevereiro para acabar com a crise política que se seguiu às disputadas eleições de 2008. O líder do MMD defende a total implementação do acordo antes do fim das sanções.