O país aposta na educação da população. Por ocasião do Dia Mundial da alfabetização, o ministro do sector lembrou a importância do processo
O país aposta na educação da população. Por ocasião do Dia Mundial da alfabetização, o ministro do sector lembrou a importância do processoPinda Simão, ministro da educação angolano, alertou para os elevados índices de analfabetismo no país, nomeadamente nas zonas rurais. Segundo o jornal angonotícias, defendeu uma imediata mobilização do país para os grandes desafios da alfabetização. apelou os cidadãos a reflectir sobre a importância da erradicação do problema, a nível nacional e internacional. Para o responsável, trata-se de uma tarefa que exige o empenho de todos os sectores da sociedade, de forma aatingir as metas estabelecidas.
as declarações foram realizadas no âmbito do Dia Mundial da alfabetização e da Semana de aprendizagem de adultos, comemorado a 8 de Setembro. Esta última foi institucionalizada sob recomendação do fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, em 1997. Para o mesmo efeito, o ministério da educação está a implementar um programa de alfabetização e aceleração escolar em todo o território, que conta com 966 professores – informou o ministro. O objectivo é abranger 471 mil pessoas que não sabem ler nem escrever.
O mesmo dia serviu também a introdução da Primeira Etapa de Generalização do Método Sim, Eu Posso, na Universidade Técnica de angola. Trata-se de um projecto metodológico de origem cubana. Conta com o apoio das Nações Unidas e governos de Cuba e Brasil. Visa a promoção e desenvolvimento de jovens e adultos.