as escolas deveriam ensinar os alunos a serem bons consumidores. a matéria deveria ser incluí­da nos planos curriculares, defende a Rede Nacional de Consumo Responsável
as escolas deveriam ensinar os alunos a serem bons consumidores. a matéria deveria ser incluí­da nos planos curriculares, defende a Rede Nacional de Consumo ResponsávelLuciana almeida, coordenadora da Rede Nacional de Consumo Responsável, considera que os portugueses agem compulsivamente, na maioria das vezes sem noção das consequências. Não há informação ao consumidor. () Levanta-se de manhã e consome água e electricidade sem reflectir sobre esses gestos, alertou a responsável, citada pelo jornal Público.
No âmbito de um seminário nacional, que decorreu ontem na Fundação Gulbenkian, defendeu a necessidade de os alunos serem ensinados a ter um consumo responsável. Considera que deveria investir-se mais na sensibilização da população. a matéria deveria integrar o plano curricular dos alunos – indicou, segundo a mesma fonte. No âmbito da educação para a cidadania deviam estudar-se questões como o consumo responsável , explicou Luciana almeida.
actualmente, as empresas já reconhecem a importância da sustentabilidade social e ambiental. Para a mesma, é importante investir-se na alteração dos padrões de consumo das novas gerações. Há que ter em conta problemas como o consumo desregulado dos recursos naturais, maior consumo energético e maior quantidade de resíduos, acentuados por um consumo sem cuidados.