Um novo presidente, que tomou posse, é o pretexto da ONU para anunciar o apoio da organização na consolidação da paz e desenvolvimento do país
Um novo presidente, que tomou posse, é o pretexto da ONU para anunciar o apoio da organização na consolidação da paz e desenvolvimento do país a tomada de posse do recém-eleito Presidente da Guiné-Bissau foi o pretexto para o secretário-geral das Nações Unidas prometer o apoio da organização para consolidar a paz e ajudar no desenvolvimento de um país que tem sido afectado pela pobreza opressiva e episódios periódicos de guerra civil, golpes, assassinatos e tráfico de drogas.
Ban Ki-moon disse em comunicado que esta antiga colónia portuguesa vira uma nova página na sua recente história com a posse de Malam Bacai Sanhá, do Partido africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (o histórico PaIGC), que bateu Kumba Ialá, do Partido de Renovação Social, na oposição, na segunda volta eleitoral de Julho.
as eleições seguiram-se ao assassinato do então Presidente João Bernardo Nino Vieira, em Março. Desde então, um candidato presidencial e um antigo ministro da defesa também foram mortos.