alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, antónio Guterres, visita sarianos ocidentais. é um drama esquecido pela comunidade internacional
alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, antónio Guterres, visita sarianos ocidentais. é um drama esquecido pela comunidade internacionalantónio Guterres, que se encontra em argel, qualificou de verdadeiramente dramática a situação dos refugiados sarianos ocidentais no Sul da argélia, refere a Lusa. São mais de 165 mil e encontram-se bastante esquecidos pela comunidade internacional. Hoje, 9 de Setembro, o alto-comissário visitará os campos de refugiados de Tinduf, no Sudoeste argelino.
É a primeira visita à região dum responsável máximo do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) em 33 anos. O antigo primeiro-ministro português testemunhará no terreno a situação dos refugiados, que dependem totalmente da ajuda internacional. Todos os anos, num período significativo do ponto de vista das convicções religiosas, efectuo uma visita de solidariedade aos refugiados. Este ano, escolhemos os refugiados sarianos ocidentais que vivem numa situação verdadeiramente dramática que perdura desde 1975.
a sua visita pretende atrair a atenção da comunidade internacional para o drama dos refugiados sarianos ocidentais e expressar-lhes a sua solidariedade no mês sagrado muçulmano do Ramadão. No encontro com o ministro argelino encarregue da cooperação com o Magrebe e África, abdelakader Messahel, o responsável da ONU elogiou a generosidade do estado argelino, que deu protecção aos refugiados sarianos ocidentais durante um período tão longo.
O aCNUR não tem nunca soluções humanitárias para problemas humanitários, cujas soluções são sempre políticas , vincou antónio Guterres. É seu dever fazer todo o possível para melhorar as condições de vida das pessoas que sofrem um período de amílcar tão longo . E acrescentou: Queremos discutir com os sarianos ocidentais a melhor forma de responder às suas verdadeiras necessidades e ver como podemos reorganizar a nossa actividade .
antónio Guterres deseja ter uma visão pessoal directa da situação dos sarianos ocidentais, que dependem totalmente da ajuda humanitária internacional. O alto-comissário viajará para Rabat e El aiún, capital do Sara Ocidental, sob controlo marroquino. Manterá reuniões com dirigentes sarianos ocidentais e do aCNUR nos acampamentos e inaugurará um tribunal de justiça financiado pela organização internacional antes de participar numa banquete oferecido pela presidente da República Árabe Sariana Democrática (RaSD), Mohamed abdelaziz.
a Frente Polisário reclama, com o apoio da argélia, a independência do Sara Ocidental, uma antiga colónia espanhola anexada por Marrocos em 1975. Em finais de Julho, as Nações Unidas desbloquearam cerca de um milhão de euros do Fundo Central de Intervenção de Emergência para reforçar o programa de assistência humanitária aos refugiados sarianos ocidentais. O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) lançou um pedido de 4,2 milhões de euros para ajudar os refugiados, mas só conseguiu angariar 44 por cento da verba até Julho.